Tecnologias Móveis
na Inclusão Escolar e Digital de Estudantes com Transtornos de Espectro Autista
Com foco nas políticas públicas inclusivas, a
relação entre estudantes com Transtorno de Espectro Autista e dispositivos
móveis foi problematizada para discutir os limites e as possibilidades da
configuração tecnológica 1:1 em apoiar processos de inclusão escolar e digital
na rede pública brasileira de ensino. Metodologicamente, caracteriza-se como
uma pesquisa qualitativa de enfoque exploratório e explicativo,
epistemologicamente apoiada na teoria sócio histórica e conduzida por dois
grandes questionamentos: (i) Os dispositivos móveis apresentam interface
acessível a sujeitos com Transtornos de Espectro Autista? (ii) Que movimentos
foram desencadeados pela mediação dos dispositivos móveis para potencializar a
inclusão sociodigital de sujeitos com Transtornos de Espectro Autista? A partir
dos dados coletados foi possível analisar as fragilidades e as potencialidades
da interação de três sujeitos de pesquisas, estudantes dos anos iniciais da
Educação Básica em processo de alfabetização, pela interface da tecnologia
móvel. O comportamento refratário dos sujeitos de pesquisa em relação ao laptop
educacional pode ser justificado pelos problemas de acessibilidade tecnológica
associada ao dispositivo móvel, muitos deles potencializados pelas
especificidades do Transtorno de Espectro Autista: interface pouco amigável, de
difícil compreensão pelo grau de abstração e pela complexidade do sistema
operacional, com suas múltiplas escolhas e configurações. Na interação com o
tablet foi possível constatar um manuseio amigável e intuitivo, pois a
manipulação com o objeto ocorre de forma direta e natural, com o toque do dedo.
A arquitetura dessa tecnologia permite seu uso em diferentes lugares e
posições, uma resposta positiva à hiperatividade e para qualificar estratégias
de mediação pedagógica.
SANTAROSA, Lucila Maria
Costi; CONFORTO, Débora. TECNOLOGIAS MÓVEIS NA INCLUSÃO ESCOLAR E DIGITAL DE
ESTUDANTES COM TRANSTORNOS DE ESPECTRO AUTISTA. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 21, n. 4, p.
349-366, dezembro de 2015 . Disponivel em
:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382015000400349&lng=en&nrm=iso>.
Acesso em: 19 de out.
Nenhum comentário:
Postar um comentário