Inclusão de Crianças Autistas: Uma reflexão sobre
Interações Sociais no Contexto Escolar
O Transtorno
do Espectro Autista por apresentar diversas dificuldades do desenvolvimento
humano, necessita do trabalho comprometido de todos os profissionais envolvidos
com a educação e principalmente da dedicação e empenho dos seus familiares. A
escola inclusiva é um importante fator para o relacionamento social e
desenvolvimento das habilidades de todos os educandos que contemplam a mesma.
Logo, das necessidades educativas especiais apresentadas pelo autismo também,
pois o mesmo é considerado deficiência por lei, onde tem direito de fazer uso
de todos os benefícios que a inclusão oferece na rede regular de ensino. O espectro autista é caracterizado por prejuízos desde os primeiros anos de
vida nas áreas de interação social, comunicação e comportamento. Os aspectos
relacionados à etiologia, às possibilidades terapêuticas e à inserção em
escolas regulares não são conclusivos, dado que evidencia a importância de
estudos na área. Quando há mediação dos professores pelo uso de diretivos
linguísticos e apoio físico a participação das crianças com espectro autista em
termos interacionais se caracteriza por comportamentos mais
frequentes de olhar pessoas, iniciativa dirigida à ação, resposta adequada e
sorriso. Nesse sentido, compreender como as crianças com espectro autista
interagem com as pessoas e objetos em ambientes escolares e como são realizadas
as mediações pelas professoras nesses momentos são aspectos de grande
relevância para a elaboração de estratégias de intervenção que favoreçam a
interação social e o processo de inclusão escolar.
LEMOS,
Emellyne Lima de Medeiros Dias; SALOMAO, Nádia Maria Ribeiro; AGRIPINO-RAMOS,
Cibele Shírley. Inclusão de crianças autistas: um estudo sobre interações
sociais no contexto escolar. Rev. bras. educ. espec., Marília
, v. 20, n. 1, p. 117-130, Março de 2014 .
Disponivel em
:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382014000100009&lng=en&nrm=iso>.
Acesso em: 19 de out 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário