TEMÁTICA: Autismo
PROBLEMÁTICA: As dificuldades da inserção do autista na educação básica.
OBJETIVOS: Analisar o processo da inclusão atual do autista na educação básica e que medidas podem ser tomadas a fim de obter melhorias na inserção.
ENTENDA O AUTISMO: CONHECIMENTO CIENTÍFICO
O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do desenvolvimento neurológico adquirido desde a infância. O indivíduo autista em geral apresenta dificuldades quanto a sua socialização e no desenvolvimento da comunicação.
O autismo é uma condição caracterizada pelo
desenvolvimento acentuadamente anormal e prejudicado
nas interações sociais, nas modalidades de comunicação
e no comportamento. Tais características variam na maneira como
se manifestam e no grau de severidade, estando dificilmente
presente da mesma maneira em mais de uma pessoa. (APA, 2013, apud GUEDES et al. 2015 )
O AUTISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SENSO COMUM
A escola, é essencial para estimular a criança no desenvolvimento de habilidades, tanto no âmbito social como comunicativo, proporcionando a interação com outras crianças, autista ou não, assim como uma rica experiência de vida, contribuindo para o desenvolvimento de novas aprendizagens e comportamentos.
Na perspectiva da educação inclusiva, ela garante o direito a todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando da rede regular de ensino, e alunos com deficiência e altas habilidades devem receber atendimento educacional especializado no contra-turno.
Para eliminar as barreiras e promover a plena participação dos alunos nas escolas de ensino público e privado os educadores identificam, elaboram e organizam recursos pedagógicos que facilitem a interação e considere as necessidades específicas de cada aluno. A elaboração desses recursos deve se diferenciar das atividades realizadas na sala comum, complementando o processo de aprendizagem dos alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário