sexta-feira, 13 de setembro de 2019

O AUTISMO NA ESCOLA

TEMÁTICA: Autismo

PROBLEMÁTICA: As dificuldades da inserção do autista na educação básica.

OBJETIVOS: Analisar o processo da inclusão atual do autista na educação básica e que medidas podem ser tomadas a fim de obter melhorias na inserção.


ENTENDA O AUTISMO: CONHECIMENTO CIENTÍFICO

O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio do desenvolvimento neurológico adquirido desde a infância. O indivíduo autista em geral apresenta dificuldades quanto a sua socialização e no desenvolvimento da comunicação. 
O autismo é uma condição caracterizada pelo desenvolvimento acentuadamente anormal e prejudicado nas interações sociais, nas modalidades de comunicação e no comportamento. Tais características variam na maneira como se manifestam e no grau de severidade, estando dificilmente presente da mesma maneira em mais de uma pessoa. (APA, 2013, apud GUEDES et al. 2015  )

O AUTISMO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: SENSO COMUM

A escola, é essencial para estimular a criança  no desenvolvimento de habilidades, tanto no âmbito social como comunicativo, proporcionando a interação com outras crianças, autista ou não, assim como uma rica experiência de vida, contribuindo para o desenvolvimento de novas aprendizagens e comportamentos. 
Na perspectiva da educação inclusiva, ela garante o direito a todos os alunos de estarem juntos, aprendendo e participando da rede regular de ensino, e alunos com deficiência e altas habilidades devem receber atendimento educacional especializado no contra-turno. 
Para eliminar as barreiras e promover a plena participação dos alunos nas escolas de ensino público e privado os educadores identificam, elaboram e organizam recursos pedagógicos que facilitem a interação e considere as necessidades específicas de cada aluno. A elaboração desses recursos deve se diferenciar das atividades realizadas na sala comum, complementando o processo de aprendizagem dos alunos.

PERSPECTIVA DO AUTISMO: CONHECIMENTO FILOSÓFICO 

Pessoas com autismo, são, antes de mais nada, pessoas como todas as outras. Possuem qualidades e fraquezas. O que as pessoas com autismo têm em comum é um transtorno do desenvolvimento, um distúrbio de comunicação, que se manifesta em cada um de maneira diferente. Alguns indivíduos apresentam inteligência na média ou acima da média da população, enquanto outras, abaixo da média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário