sexta-feira, 27 de setembro de 2019

RESUMO


                          Escolarização de Alunos com Autismo

A inclusão de alunos com deficiência na escola é um grande desafio para a política educacional. No caso do diagnóstico de autismo, as dificuldades de comunicação e interação somam-se com as barreiras já existentes para o acolhimento de diferentes alunos no contexto escolar. Por isso, o estudo sobre a escolarização de alunos com autismo propus a pesquisar a escolarização de indivíduos com autismo em um município do interior do estado de São Paulo. O objetivo foi analisar o acesso e a permanência desses sujeitos na escola e de verificar quais os apoios terapêuticos e educacionais aos quais eles tiveram acesso. Trata-se de um estudo descritivo que analisou os micro dados do município de Atibaia provenientes do Censo da Educação Básica entre 2009 e 2012. Os resultados mostram que as matrículas desses alunos estão concentradas no ensino regular e na rede pública. Uma parcela desses alunos é atendida por instituições de educação especial. O estudo aponta, também, para a grande evasão escolar. De uma maneira geral, o processo de escolarização de alunos com autismo não se conclui e poucos chegam ao ensino médio.

LIMA, Stéfanie Melo; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Escolarização de Alunos com Autismo. Rev. bras. educ. espec.,  Marília ,  v. 22, n. 2, p. 269-284,  junho  2016 .  Disponivel em : <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000200269&lng=en&nrm=iso>. Acesso em :  19  Out  2019. 


  








Nenhum comentário:

Postar um comentário