Escolarização de Alunos com Autismo
A inclusão de alunos com deficiência na escola é um grande desafio
para a política educacional. No caso do diagnóstico de autismo, as dificuldades
de comunicação e interação somam-se com as barreiras já existentes para o
acolhimento de diferentes alunos no contexto escolar. Por isso, o estudo sobre
a escolarização de alunos com autismo propus a pesquisar a escolarização de
indivíduos com autismo em um município do interior do estado de São Paulo. O
objetivo foi analisar o acesso e a permanência desses sujeitos na escola e de
verificar quais os apoios terapêuticos e educacionais aos quais eles tiveram
acesso. Trata-se de um estudo descritivo que analisou os micro dados do
município de Atibaia provenientes do Censo da Educação Básica entre 2009 e
2012. Os resultados mostram que as matrículas desses alunos estão concentradas
no ensino regular e na rede pública. Uma parcela desses alunos é atendida por
instituições de educação especial. O estudo aponta, também, para a grande
evasão escolar. De uma maneira geral, o processo de escolarização de alunos com
autismo não se conclui e poucos chegam ao ensino médio.
LIMA, Stéfanie Melo; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Escolarização de Alunos com Autismo. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 22, n. 2, p. 269-284, junho 2016 . Disponivel em : <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000200269&lng=en&nrm=iso>. Acesso em : 19 Out 2019.
LIMA, Stéfanie Melo; LAPLANE, Adriana Lia Friszman de. Escolarização de Alunos com Autismo. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 22, n. 2, p. 269-284, junho 2016 . Disponivel em : <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000200269&lng=en&nrm=iso>. Acesso em : 19 Out 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário