Atuação do
psicólogo na inclusão escolar de estudantes com autismo e deficiência
intelectual
O objetivo do estudo foi operacionalizar a atuação do
psicólogo-pesquisador no processo de inclusão escolar de estudantes com autismo
(TEA) e deficiência intelectual (DI), a partir de intervenções aplicadas pelos
professores e pais; e avaliar a aprendizagem de leitura e escrita do grupo
experimental (exposto às intervenções) e controle. Participaram 14 estudantes,
sete pais e nove professores. O procedimento envolveu o planejamento das
intervenções, a capacitação com os agentes, aplicação das intervenções e
supervisão pelo psicólogo, pós-teste e follow-up. Os desempenhos do grupo
controle não apresentaram muitas variações entre pré e pós-teste. O grupo
experimental passou de desempenho nulo para desempenhos maiores no pós-teste
(leitura: 33%, 75% e 100% de acertos para os demais; escrita: 50%, 75%, 75% e
100% de acertos para os demais). A atuação do psicólogo contribuiu com a
inclusão dos estudantes com DI e TEA, a despeito das práticas segregadoras
realizadas com esse público, em décadas anteriores.
BENITEZ, Priscila;
DOMENICONI, Camila. Atuação do psicólogo na inclusão escolar de estudantes com
autismo e deficiência intelectual. Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 22, n. 1, p.
163-172, Abril de 2018 . Disponivel em:
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572018000100163&lng=en&nrm=iso>.
Acesso em: 19 out 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário