Narrativas sobre a inclusão
de uma criança autista: Desafios à Prática Docente
O autismo é tema amplamente
explorado na literatura. Apesar disso, a inclusão escolar da criança autista
ainda se constitui um desafio. Partindo deste pressuposto, o objetivo da
pesquisa foi identificar quais os desafios da prática docente no acompanhamento
de uma criança autista e em que condições a sua inclusão ocorreu. A pesquisa
qualitativa, de natureza descritiva e exploratória foi realizada nos meses de
agosto a outubro de 2014 em uma instituição privada de Brasília. Em síntese, o
estudo leva, por meio de entrevistas semiestruturadas e observação in loco, a
concluir que a proposta de inclusão da escola, na qual parecem apostar os pais,
é fragilizada pela falta de preparo dos profissionais, fato oriundo da
precariedade da formação inicial e continuada destes.
SILVA DA LUZ, Mariana Helena; GOMES, Candido
Alberto; LIRA, Adriana. Narrativas sobre a inclusão de uma criança autista:
desafios à prática docente. Educación, Lima
, v. 26, n. 50, p. 123-142, março de 2017 .
Disponivel
em:<http://www.scielo.org.pe/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1019-94032017000100007&lng=es&nrm=iso>.
Acesso em: 19 de out.
Nenhum comentário:
Postar um comentário