Concepções de pais e
professores sobre a Inclusão de Crianças Autistas
Este estudo objetivou
analisar as concepções de pais e professores acerca da criança autista e do seu
processo de inclusão escolar. Participaram seis professores de escolas
regulares da cidade de João Pessoa-PB e oito pais de crianças diagnosticadas
com Transtorno do Espectro Autista. Foram realizadas entrevistas, que foram
gravadas e transcritas integralmente e os dados submetidos à Análise de
Conteúdo. Os resultados indicaram que os pais demonstraram expectativas
voltadas para a socialização e para aprendizagens acadêmicas, enquanto os
professores mencionaram em suas estratégias a adoção de práticas mais voltadas
à socialização. Destacou-se também que pais, à medida que acompanham o
desenvolvimento de seus filhos, e professores, a partir do contato com crianças
autistas, relataram ter expectativas mais positivas em relação a estas
crianças. Conhecer as concepções de pais e professores é fundamental para
promover a inclusão escolar de crianças autistas, que ocorre através da
participação efetiva das duas partes.
LEMOS, Emellyne Lima de Medeiros Dias et al .
Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas. Fractal, Rev. Psicol. , Rio de Janeiro , v. 28, n. 3, p.
351-361, setembro de 2016. Disponivel em: :
<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922016000300351&lng=en&nrm=iso>.
Acesso em: 19 Out. 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário