sexta-feira, 27 de setembro de 2019

RESUMO


Concepções de pais e professores sobre a Inclusão de Crianças Autistas


Este estudo objetivou analisar as concepções de pais e professores acerca da criança autista e do seu processo de inclusão escolar. Participaram seis professores de escolas regulares da cidade de João Pessoa-PB e oito pais de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista. Foram realizadas entrevistas, que foram gravadas e transcritas integralmente e os dados submetidos à Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram que os pais demonstraram expectativas voltadas para a socialização e para aprendizagens acadêmicas, enquanto os professores mencionaram em suas estratégias a adoção de práticas mais voltadas à socialização. Destacou-se também que pais, à medida que acompanham o desenvolvimento de seus filhos, e professores, a partir do contato com crianças autistas, relataram ter expectativas mais positivas em relação a estas crianças. Conhecer as concepções de pais e professores é fundamental para promover a inclusão escolar de crianças autistas, que ocorre através da participação efetiva das duas partes.



LEMOS, Emellyne Lima de Medeiros Dias et al . Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas. Fractal, Rev. Psicol,  Rio de Janeiro ,  v. 28, n. 3, p. 351-361,  setembro de 2016.  Disponivel em: : <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1984-02922016000300351&lng=en&nrm=iso>. Acesso em:  19  Out.  2019. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário