As
Contribuições do Uso da Comunicação Alternativa no Processo de Inclusão Escolar
de um Aluno com Transtorno do Espectro do Autismo
O presente estudo é a continuidade de uma pesquisa
maior, cujo objetivo foi implementar um programa de capacitação oferecido a
professores da rede municipal do RJ, atuando no Atendimento Educacional
Especializado (AEE) para introduzir o uso do sistema PECS-Adaptado junto aos
alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Ao término da pesquisa,
surgiram questionamentos, dando origem a esta investigação, que foi dividida em
dois estudos: primeiro foi o follow-up da pesquisa maior e teve como objetivo
verificar a eficácia e continuidade do uso do PECS-Adaptado pela professora do
AEE com seu aluno com TEA. Foi realizado em uma sala de recursos no município
do RJ e participaram da pesquisa a professora e o aluno com TEA. Ocorreram sete
sessões, que foram analisadas a partir de um protocolo de registro dos níveis
de apoio oferecido nas fases do PECS-Adaptado. Os resultados sinalizaram
continuidade no uso do sistema pela professora. O Estudo II objetivou analisar
as interações comunicativas do mesmo aluno do estudo I com uma professora e uma
estagiária em ambiente de sala de aula regular. Foram realizadas 10 sessões de
observação e intervenção quanto aos atos comunicativos e estes foram
categorizados e dispostos em quadros para melhor visualização. Os resultados
mostraram maior interação comunicativa do aluno com a estagiária na fase de
intervenção, além de generalizar o uso do PECS-Adaptado na sala de aula
regular. Concluiu-se que a comunicação é um dos fatores fundamentais para que a
inclusão escolar de um aluno com TEA ocorra de forma mais efetiva.
TOGASHI,
Cláudia Miharu; WALTER, Cátia Crivelenti de Figueiredo. As Contribuições do Uso
da Comunicação Alternativa no Processo de Inclusão Escolar de um Aluno com
Transtorno do Espectro do Autismo. Rev. bras. educ. espec. ,
Marília , v. 22, n. 3, p. 351-366, setembro de 2016
. Disponivel
em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382016000300351&lng=en&nrm=iso>.
Acesso em: out 2019.
Nenhum comentário:
Postar um comentário